eficiência energética em edifícios

a simples substituição das lâmpadas de incandescência por iluminação led, conduz a uma redução de cerca de 30% no valor a pagar na factura da electricidade de uma habitação.

deve considerar-se que, mesmo com recurso a energia proveniente de fonte limpa, a eficiência energética está directamente relacionada com a sua taxa de consumo e não com a fonte geradora.

Quando falamos em eficiência energética, falamos no modelo aplicado na optimização dos recursos e da utilização racional das fontes de energia disponíveis. Consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado, com o mínimo de desperdício e promovendo a poupança efectiva na respectiva factura dos consumos.

 

A utilização das energias renováveis, como fonte de energia para suprimento das necessidades energéticas, é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis, contribuindo de modo decisivo para a redução da emissão de CO2 na atmosfera e minimizar as suas consequências no equilíbrio ecológico do planeta.

Promovemos a melhoria na eficiência energética de um edifício através de um conjunto de intervenções integradas, desde isolamento de paredes exteriores e coberturas, iluminação, caixilharias em vãos exteriores, ventilação e sistemas de climatização entre outras, permitindo assim requalificar e prolongar o tempo útil do parque edificado, mais sustentável, adaptando-o às necessidades de consumo com redução de desperdícios.

reabilitação sustentável

A reabilitação dos centros urbanos que se verifica actualmente reflecte o paradigma da necessidade emergente em recapitalizar o património edificado, dotando-o com capacidade de adaptação às novas exigências das actividades humanas neste início de século.

As intervenções na recuperação do edificado existente, com integração de soluções sustentáveis, tem como propósito garantir um futuro mais competitivo para as nossas empresas e a redução dos encargos energéticos para as famílias, conduzindo a uma poupança real no orçamento familiar e, em simultâneo, uma melhoria na qualidade de vida dos cidadãos.

 

O edifício que pode produzir a energia que consome, torna-se um elemento de consumos passivos e com capacidade de sustentar as actividades que nele se desenvolvem, no âmbito da utilização racional dos recursos e da eficiência energética.

Os edifícios representam 40 % do consumo de energia total na União Europeia. O sector está em expansão, pelo que será de prever um aumento do consumo de energia associado a este crescimento.

 

Por conseguinte, a correcta gestão dos consumos e a utilização de energia proveniente de fontes renováveis no sector dos edifícios, constituem medidas importantes e necessárias para reduzir a dependência energética da UE e as emissões de gases com efeito de estufa. A intervenção no edificado existente será fundamental no sentido de recuperar e prolongar o tempo de vida útil dos edifícios, mais equilibrada e sustentável.

conheça as nossas soluções para melhorar a eficiência energética da sua casa.

contacte-nos para mais informações

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon

A Ecocactus, Lda. utiliza cookies e tecnologias semelhantes para recolher informações, quando visita o nosso site. Consulte os nossos Termos e Condições e Políticas de utilização aqui.